Além da construção das três novas usinas, a operação e manutenção das UTE’s Viana localizada em Viana (ES), e Geramar I e II localizadas em Miranda do Norte (MA) também ficarão a cargo da Wärtsilä, líder global em soluções energéticas de ciclo de vida completo para mercados marítimos e de geração de energia. A marca de 1,0 GW de potência instalada no âmbito das operações, no país é uma conquista importante, já que em 2010 a empresa finlandesa celebra 20 anos de Brasil, com soluções sob medida para o segmento de termoelétricas na modalidade EPC (engenharia, suprimento, construção e montagem).
As UTE’s Geramar I e II produzirão juntas, um total de 320 MW de potência elétrica à rede nacional, enquanto a UTE Viana ficará responsável por suprir 174 MW, energia suficiente para o abastecimento de 400 mil residências. Em Geramar I e II, com o acordo de cinco anos de Operações e Manutenção (O & M), a Wärtsilä vai assumir a responsabilidade por todas as demandas das usinas.
Os contratos de O&M da Wärtsilä são adaptados às necessidades de seus clientes, o que agrega valor às soluções oferecidas. O programa destina-se a cobrir todas as etapas da operação e gestão de uma instalação, incluindo planejamento de O&M, dia a dia operacional, manutenções, administração, recursos humanos, apoio técnico, gestão de logística e segurança. Este programa global permite que o proprietário da instalação se concentre no seu principal negócio. Enquanto isso, a Wärtsilä garante o desempenho das usinas durante seu ciclo completo de funcionamento.