
A Wärtsilä informou, nesta quarta-feira (17), que fechou contrato para fornecer motores principais bicombustíveis, com opção de diesel ou biodiesel, para dois rebocadores da Amaggi que estão sendo construídos no estaleiro Beconal, em Manaus, no Amazonas. A Amaggi opera uma frota fluvial com 212 barcaças e rebocadores e é parceira da empresa finlandesa há mais de 30 anos.
A diretora de logística e operações da Amaggi, Claudinei Zenatti, explicou que os motores Wärtsilä permitirão que as duas novas embarcações usem biocombustíveis ambientalmente sustentáveis. Segundo a fabricante dos equipamentos, cada embarcação vai operar com dois motores Wärtsilä 20, equipados com uma Unidade de Coleta de Dados Wärtsilä (WDCU) e que podem funcionar com diesel ou biodiesel, com potência total de 2.100 kW.
Essa tecnologia permitirá que cada navio empurre até 20 barcaças, transportando até 32.000 toneladas de grãos no sistema hidroviário da Amazônia. A entrega dos equipamentos Wärtsilä ao estaleiro está prevista para começar em agosto de 2026.
Segundo o gerente de vendas de novas construções da Wärtsilä Marine para a América Latina, Genil Mazza, a Amaggi é a primeira operadora de rebocadores a operar inteiramente com biodiesel. Ele destacou que a WDCU permitirá o monitoramento preciso dos motores, o que promove a confiabilidade do desempenho e o benefício de intervalos de revisão mais longos.
Fonte: Revista Portos e Navios