A Wärtsilä Gas Solutions, subsidiária do grupo finlandês, fechou um contrato para fornecer sistemas avançados de movimentação de carga para quatro novos navios Very Large Ammonia Carrier (VLAC) com capacidade de 93 mil metros cúbicos (m³). Os navios estão sendo construídos pelo estaleiro coreano Hanwha Ocean Co. (anteriormente Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering) para o armador grego Naftomar. O contrato foi registrado pela Wärtsilä no terceiro trimestre de 2024, com as entregas previstas para começar no primeiro trimestre de 2025.
A fabricante destacou que esses sistemas, desenvolvidos ao longo de décadas de pesquisa em soluções para gás, são projetados para operar com segurança e eficiência, além de ajudar a reduzir custos operacionais e emissões de gases de efeito estufa (GEE). Eles também visam melhorar o Índice de Projeto de Eficiência Energética (EEDI) das embarcações. A colaboração entre Hanwha e Wärtsilä já inclui fornecimento de equipamentos para 12 embarcações anteriores, reforçando a confiança no desempenho da tecnologia.
O líder da equipe de design da Hanwha, Sr. Lee, destacou a escolha pelos sistemas da Wärtsilä como a melhor opção para essas embarcações.
Fonte: Revista Portos e Navios