unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/04/15

West Taurus deixará o Brasil após fim de negociações

As negociações entre a Petrobras e a Seadrill chegaram ao fim sem que as duas empresas conseguissem consenso em relação ao valor a ser fixado para uma nova taxa de afretamento para a sonda Wet Taurus, que não terá seu contrato renovado. A West Taurus está finalizando a perfuração de um poço no bloco BM-S-9, na Bacia de Santos, e assim que a operação for concluída será desmobilizada.As discussões entre as duas empresas se arrastam desde 2014, tendo sido interrompidas no início deste ano e retomadas em março.

A petroleira segue negociando a renovação do contrato da semissubmersível West Eminence (SS-69). Fontes envolvidas no processo de renovação da West Eminence afirmam que as negociações transcorrem de forma satisfatória e apostam na possiblidade de acordo. A Petrobras quer que a nova taxa diária fique abaixo de US$ 500 mil/dia. O contrato original gira entorno de US$ 620 mil. A West Eminence também opera na mesma área, sendo que seu contrato é válido até julho.

Com a não renovação da West Taurus, a Seadrill passa a ter seis sondas sob contrato com a Petrobras, sendo quatro em operação (West Eminence, West Orion, Sevan Driller e a Sevan Brasil), e duas por entrar em campanha nos próximos meses, a West Carina e a West Tellus, que irão trabalhar dedicadas ao projeto de Libra, área da partilha de produção na Bacia de Santos.

O navio-sonda West Carina iniciou sua viagem para o Brasil nesta semana e a previsão de chegada está sendo estimada para o fim de abril. A Seadrill deve adotar a mesma estratégia utilizada na West Tellus, optando por trazer a unidade para o Rio de Janeiro para realização dos procedimentos de aceitação pela Petrobras e de desembaraço junto aos autoridades brasileiras.

No Brasil há cerca de duas semanas, o navio-sonda West Tellus está parado na Baía de Guanabara e deverá seguir para locação até o fim de abril. A expectativa é de que a sonda inicie sua primeira campanha em Libra, em maio.