unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/11/09

Wilh Wilhelmsen Group reativa navios

Mesmo com perdas significativas no terceiro trimestre, companhia aposta em ligeiro aumento.

O grupo norueguês Wilh. Wilhelmsen reativou dois navios ociosos, apesar de ver os lucros despencarem 42% no terceiro trimestre para US$ 47,8 milhões.

O executivo adjunto do grupo, Sjur Galtung, confirmou que um ligeiro aumento no comércio resultou na reativação de dois navios que estavam parados, um para WWL (Wallenius Willhelmsen Logistics) e outro para Eukor Car Carriers Inc., com a esperança de uma tentativa de incremento no trade.

Entretanto, acrescentou que os 18 navios restantes que ainda permanecem ociosos poderão eventualmente ser vendidos para sucata em vez de serem colocados novamente em serviço. Queremos otimizar a tonelagem, mas o mercado ainda está incerto, afirmou Galtung, acrescentando que enquanto a incerteza permanecer, a companhia irá abster-se de demoli-los.

Conforme o executivo, no total, cerca de 100 navios da frota global estão sendo enviados para demolição, mas apenas três são do Wilh. Wilhelmsen.

Da tonelagem ociosa, oito navios são afretados e deverão ser devolvidos aos proprietários ainda este ano. Conforme analistas, mais de 130 embarcações que transportam veículos estão ociosas.

A melhoria na demanda por transporte de veículos e carga ro-ro não tem sido tão boa como se esperava, segundo Galtung. Ele disse que a recuperação será de forma menos acentuada, mas gradual com um 2010 à frente que será desafiador.

Três navios da Wilh. Wilhelmsen estão operando um total de 35,8 milhões de metros cúbicos de carga durante os primeiros nove meses de 2009 e 12,9 milhões de metros cúbicos no terceiro trimestre, 7% a mais que no segundo trimestre deste ano.