unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/05/24

Wilson Sons faz docagem do gaseiro Forte de Copacabana em Guarujá

O navio gaseiro da Elcano passará por uma manutenção programada de até 50 dias no estaleiro da Wilson Sons no Porto de Santos

A Wilson Sons realizou a docagem do navio gaseiro Forte de Copacabana, da Elcano, em seu estaleiro no Porto de Santos, divulgou a empresa na quinta-feira (2), por meio de comunicado.

No estaleiro, haverá uma manutenção programada do Forte de Copacabana, que terá duração de cerca de 50 dias, com realização de serviços estruturais. Entre os trabalhos, serão substituídas as redes em geral, manutenções de equipamentos (geradores, bombas, motores e guindastes de bordo), além de limpezas, tratamentos e pinturas de tanques e área externa.

O gaseiro possui 124 metros de comprimento, largura de 17,6m e pesa 6.940 mil toneladas. A operação, que envolveu cerca de 300 profissionais, contou com o apoio de outra unidade de negócio da Wilson Sons, a divisão de rebocadores.

Antes do navio entrar no dique do estaleiro, foi necessário garantir a certificação Gas-Free (isento de gases combustíveis), bem como todos os cuidados de alto padrão adotados na docagem. 

Além da docagem do Forte de Copacabana, a companhia está construindo, em seus estaleiros, um novo rebocador com tecnologia mais sustentável, o WS Onix, que tem previsão de lançamento ainda este ano. A embarcação faz parte de um ciclo de construção de seis rebocadores pioneiros no Brasil, com padrão IMO TIER III, da Organização Marítima Internacional, projeto que permite reduzir em até 14% as emissões de gases de efeito estufa.

Os outros cinco rebocadores (WS Centaurus, WS Orion, WS Rosalvo, WS Castor e WS Dorado) já foram entregues. As novas embarcações já realizaram, no total, mais de 3,5 mil manobras em apoio a atracações e desatracações de navios na costa brasileira.

Fonte: Revista Brasil Energia