A chinesa XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group) anunciou a criação de um centro logístico no Recife (PE), em parceria com a Êxito, principal representante brasileira da companhia no País.
A instalação entratá em atividade até o final do ano e receberá investimentos de US$ 3 milhões em peças. De acordo com comunicado da empresa, o objetivo é dar suporte aos clientes da marca em todo o Brasil, garantindo rapidez na entrega de peças de manutenção e reposição das máquinas já comercializadas pela XCMG Brasil desde 2007.
A XCMG atua no País por meio da Êxito, que tem a concessão do nome XCMG Brasil. Atualmente, a representação está presente com revendas autorizadas em Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.
Trata-se da primeira central logística lançada pela companhia fora do território chinês. A próxima obra no Brasil será em São Paulo, prevista para o primeiro semestre de 2011. Em julho, a XCMG já havia anunciado a criação de um Centro de Distribuição e uma montadora no Complexo de Suape, com investimentos iniciais de US$ 12 milhões.
Para o vice-diretor geral da companhia, Hu Xiang Yang, a maior concentração de investimentos da empresa no mercado brasileiro se deve ao bom desempenho de vendas da XCMG no País,uma vez que já foram comercializadas mais de 350 máquinas neste ano, ante 200 vendidas em 2009.
Atuando há 20 anos no mercado, A XCMG é uma das principais empresas voltadas para a fabricação e fornecimento de máquinas pesadas para a Construção Civil na China. É também a 10ª maior fábrica de máquinas e equipamentos na área civil no mundo, com produção atual de mais de 1,2 mil guindastes por mês.