unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/07/09

ZPE no Ceará prevista para ser aprovada até novembro

O projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará pode ser o primeiro a ser aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O aval depende de adequações à legislação e da apresentação do layout e do cronograma de implantação dos empreendimentos na área, como a Refinaria Premium II, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a termelétrica Energia Pecém.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antonio Balhmann, esteve ontem em Brasília para tratar do assunto com o Mdic. Esperamos que, até novembro, todo o processo esteja concluído. Nosso projeto deve ser o primeiro a ser aprovado, disse, da Capital Federal.

Para garantir o alfandegamento, o Plano Diretor e a infraestrutura de água e energia para o primeiro módulo (500 hectares) está previsto o investimento de R$ 6 milhões, conforme O POVO publicou em 7 de abril deste ano. A área total da ZPE é de cinco mil hectares.

Estaleiro

As medidas da área do Mucuripe (ao lado da Praia Mansa) onde será construído o Estaleiro Ceará já estão definidas, informou Balhmann. Ele descartou a mudança de lugar do empreendimento. Não existe essa possibilidade. No Pecém (porto) é muito profundo. É pra fazer um poço e não um estaleiro, disse.(Fonte: O POVO Online – CE/Andreh Jonathas)