Segundo a companhia, opção poderá elevar em 50% a receita no próximo ano.
A ZPMC (Shanghai Zhenhua Port Machinery), maior fabricante chinesa de porta-contêineres, está planejando ampliar sua musculatura no mercado offshore, pretendendo adiar o aumento da concorrência no seu tradicional negócio de equipamentos para portos.
Segundo o presidente da companhia, Guan Tongxian, a engenharia offshore foi o motor de crescimento da companhia por longo prazo, e poderá elevar em 50% a receita em 2010.
A contribuição dos porta-contêineres na receita continua estável em US$ 1,5 bilhões por ano, mas o mercado tem pouco espaço para crescimento, avalia.
Guan afirmou que o total de investimentos globais em porta-contêineres estava ao redor de US$ 30 e US$ 40 bilhões por ano, enquanto o mercado global de offshore injeta entre US$ 300 a US$ 400 bilhões por ano. O executivo ressaltou que as margens de lucro dos produtos offshore foram muito superiores às dos equipamentos portuários.
A ZPMC começou a se aventurar no setor offshore em 2006 com investimentos de 15 bilhões de yuans previstos ao longo cinco anos consecutivos. Neste ano, até agora, a companhia investiu 12 bilhões de yuans no setor e os negócios têm registrado bom desempenho, apesar da desaceleração.
A expectativa do executivo é que, este ano, a receita atinja 30 bilhões de yuans, sendo 30% dos recursos provenientes dos negócios offshore. Esta proporção aumentaria mais ou menos 40% ou 50% no próximo ano.
A crise econômica global reduziu as margens de lucro da companhia de 10% para 7%. A ZPMC deve, portanto, diferenciar seu mix de produtos e expandir para novos mercados, a fim de driblar os efeitos da recessão, conclui.